As palavras dos outros...

De nada vale tentar ajudar quem não se ajuda a si próprio. "Confucio"

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Palcos: (A Vida) (Da Vida)


Nos Palcos encontro as personagens a quem dou
e me dão vida.
É neles que sinto o pulsar de ilusões de tudo quanto
desejamos, ou pensamos que desejamos,
seja por momentos, ou porque o queremos para
todo o sempre.
Dei-me conta na D.T. de uma ópera, quanto às
vezes os nossos esforços podem ser derrubados
pelo imprevisto. De um minuto para o outro, e
sem rede, tudo pode desmoronar e estragar o
trabalho que vimos realizando e ao qual nos
entregamos com afinco.
Na vida, o imprevisto, pode trazer dissabores
e amarguras, algumas que nunca mais se resolvem,
e que de quando em vez, nos atormentam os sentidos.
Na verdade, estar a trabalhar no palco, em tudo
o que o rodeia, e muito mais numa ópera, permite,
por momentos, encontrar um infindo movimento,
ilusão, sensação única de liberdade, e em simultâneo,
uma acrescida responsabilidade provocada pela
ansiedade e stress natural de quem participou no
"parto" de mais um espectáculo.
É esta dicotomia que me fascina desde aqueles
tempos, em que com os meus amigos de infância,
fazíamos concertos desconcertados, circos
imaginários e teatros de vida, imitando as vedetas
de então, que víamos nas festas da Vila, que hoje
me leva a pensar: estou onde sempre quis estar,
nos bastidores do palco.
Ali, fervilham ilusões, medos, sorrisos, enfim,
a vida. Quem diria, que esta é a que escolhi e
onde me sinto bem?
Em mais um momento imprevisível, senti que o palco
é e será sempre a minha vida. Para outros, ela não
deixará também de o ser, quantas vezes de verdadeiras
ilusões, quantas vezes sem que infelizmente se possa
desmanchar o cenário ou repetir a cena!

8 comentários:

Anónimo disse...

Podes estar saturado, mas jamais deixarás a tua verdadeira paixão e se calhar quem sabe (?), o teu verdadeiro amor(!)... Como poucos, que conheço, se existe um profissional de palco, és tu, um SENHOR.

Anónimo disse...

Cada um de nós tem o seu palco.
Cada um de nós gostaria nem que fosse por um segundo, de o ter para si.
Igual a ti mesmo. Parabens

Curly disse...

do que conheço de ti, posso afirmar que o palco é mesmo o melhor local para ti, para actuares, para viveres...

é impressionante como o teu olhar vive quando estás em cima de um palco. e o mais fascinante, é que passas toda essa emoção, toda essa vivência a quem te rodeia. dás a conhecer a sensação de 'viver num palco'.

belo o texto...
bela a tua vida...

eu disse...

Faleceu hoje um grande senhor do mundo dos "Palcos", era um amigo de peripécias e vida de estrada, talvez o mais completo de todos...
"Porra" Mário eu tinha-te dito que precisavas de ter cuidado...
Sim, também sei, que morreste onde querias, no Palco.
Um abraço e já sabes onde quer que estejas vai começando a preparar os equipamentos, para quando nos encontrarmos de novo, sim, decerto que por aí, também haverá óperas, concertos, etc.
Até sempre...

MIM disse...

O texto é grande, mas...

Fernando Pessoa - Dedicatória aos Amigos...

"Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Até que os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto! "
Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes desde aquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo..... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Curly disse...

simplesmente brutal o texto que a MIM colocou...
simplesmente brutal...

Xinha disse...

" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." - Charles Chaplin

Perfeito!

Xi-coração

MTOCAS disse...

De eu para eu... aqui vai um Xi carinhoso pelo espaço e pelas suas palavras!